Psicóloga, Doutora com Estágio de Pós Doutoramento em Psicologia (UFSC). Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial (UFPR) , Especialista em Transtorno do Espectro Autismo pelo Child Behavior Institute (CBI- USA). Terapeuta Familiar Sistêmica. Master Trainer do Treinamento de Habilidades de Cuidadores da OMS no Brasil (Caregivers Skills Training) pela OMS, desde 2021. Professora Associada do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais. É membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas desde 1997 até a presente data. Com 29 anos de experiência como professora em escolas no ensino fundamental. Coordena o LAPEEDH/LABEBÊ (Laboratório de Pesquisas em Educação sobre o Desenvolvimento Humano) que conta com a parceria de pesquisadores da OMS, Autism Speaks, e das Universidades do EUA (Kansas), Espanha (Murcia), Portugal (Évora). Autora de materiais didático-pedagógico, artigos, livros e capítulos de livros, dentre eles: “O currículo na escola inclusiva: entendendo esse desafio.”, da editora InterSaberes e “Bioecologia do Desenvolvimento na Síndrome de Down.”, da editora Ithala.