Seja bem vindo(a) ao 27º Congresso Nacional das APAES

1º Fórum Nacional de Famílias da Rede Apae

O Fórum é uma inciativa da Coordenadoria Nacional de Família da Apae Brasil, que oportuniza a troca de experiência entre familiares de pessoas com deficiência intelectual e múltipla das mais diferentes regiões do Brasil, para deliberarem ações para aproximação das famílias da gestão das Apaes. Consiste em um momento de troca de experiências entre coordenadores e coordenadoras estaduais de famílias, além de um espaço para levantamento de sugestões e identificação de eventuais barreiras e fatores de facilitação para uma participação mais efetiva dos pais e familiares nas decisões relativas à Rede Apae.

O Fórum discute os diferentes tipos de dificuldades que impedem a participação das famílias na formulação das diretrizes para orientação dos trabalhos da Rede. Foi identificado que muitas famílias ainda não têm um sentimento de pertença ao Movimento e se ressentem da falta de transporte e de motivação para estarem mais presentes nas ações promovidas pelas Apaes. De uma forma geral, o que se percebe é a falta de uma cultura de participação – o que deveria ser incentivado – e a pouca comunicação entre as famílias.

Para ampliar e assegurar maior participação das famílias, o Fórum se constitui em um espaço de escuta, que busca conhecer suas expectativas, atentar para as sugestões, criando espaços para troca de experiências e compartilhamento de vivências dentro da própria Apae. Em síntese, o Fórum é uma iniciativa que busca resgatar a família como centro dos objetivos da Rede Apae.

O 1º Fórum Nacional de Famílias da Rede Apae irá orientar tanto as Apaes, tanto quanto subsidiar a Fenapaes no suporte necessário à consolidação da Coordenadoria. A oportunidade de ouvir os diferentes coordenadores, a despeito das diferenças estaduais e das realidades às quais pertencem, poderá revelar a fragilidade atual da participação das famílias na rotina das Apaes, mas ao mesmo tempo sinalizar para a disposição delas em participarem. Nesse sentido, serão indicados caminhos para que seja feito o resgate da missão institucional das Apaes e sugerida a necessidade de realização de um esforço conjunto na identificação das estratégias que podem levar à uma presença mais efetiva das famílias na Rede.

São esperados mais de 100 familiares de pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todo Brasil que compõem a Rede Apae, durante os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023.