Seja bem vindo(a) ao 27º Congresso Nacional das APAES

8º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria

O Programa Nacional de Autogestão e de Autodefensoria é uma das mais importantes iniciativas surgidas dentro da Rede Apae. Tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltipla frente à sua realidade, dando-lhe estímulo para tornar-se autodefensora; e nesse papel, ampliar sua possibilidade de agir, efetivamente, influenciando o cotidiano de sua família, da comunidade onde vive e da sociedade em geral. Tornando-se, portanto, um agente político comprometido com o bem comum.

O Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, assegura a participação efetiva da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, com reflexos no cotidiano das unidades apaeanas e nas deliberações políticas e estratégicas, tanto das Federações das Apaes dos Estados, quanto da Federação Nacional. Essa estratégia tem-se revelado uma iniciativa crescentemente, inovadora e de sucesso.

Para a Rede Apae, é importante que estejamos atentos às questões trazidas por esses autodefensores e autodefensoras. Além disso, devemos conhecer o que eles têm entendido — e como têm lidado — com as temáticas emergentes e recorrentes que afetam suas vidas e a de outras pessoas com deficiência. Para isso, são realizados os fóruns estaduais e nacional de Autodefensores que, dentre outros objetivos, são espaços que criam oportunidade para maior participação dos autodefensores nas decisões de interesse da Rede. Os fóruns são abertos ao diálogo, trocas de experiência e discussões e, também, possibilitam o encaminhamento de sugestões e reivindicações.

Organizaremos em novembro de 2021, o 8º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria. A ocasião é oportuna para que possamos conhecer a percepção desses jovens com deficiência sobre assuntos atuais.

Da mesma forma, o evento abre espaço para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla se posicionem politicamente e, sobretudo, falem de suas experiências, suas impressões e opiniões sobre a vida afetiva, relações familiares, saúde, inclusão escolar e trabalho.

Ao longo do tempo a participação dos autodefensores nos fóruns tem sido visivelmente bem mais amadurecida; com um apelo claro e político por um espaço institucional real, concreto, para que eles possam contribuir com a definição dos rumos e dos caminhos a serem trilhados pela Rede Apae.

Para nós, da Federação Nacional das Apaes, fica a grata satisfação de saber que existe um Programa Nacional de Autogestão e de Autodefensoria que vem desempenhando um excelente trabalho em todo país. E sabemos que nos cabe fortalecê-lo cada vez mais.