É doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professora visitante no Institut für Sonderpädagogik (Instituto de Educação Especial) da Goethe Universität (Frankfurt), com bolsa da Capes, e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e em Humanidades Digitais (PPGIHD), ambos da UFRRJ. Coordena o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ) [https://obee.ufrrj.br/], que reúne pesquisadores de várias instituições, bem como estudantes de doutorado, mestrado e graduação, além de profissionais da educação básica. No âmbito da cooperação internacional, foi a coordenadora local do Consórcio “Educação e Diversidade” do programa CAPES/FIPSE (2010-14), que envolveu a UDESC e a UFRRJ no Brasil e o Georgetown College, a Ashland University e a Brigham Young University nos Estados Unidos. Atualmente, desenvolve diferentes projetos de pesquisa em parceria com Universidades da Alemanha, Noruega e Japão. Também participa de projeto em rede coordenado pela UFMS, com a Universidad de Alcalá (Espanha), UERJ, UEMS, UEPA e PUC-RJ. Participa do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial, que envolve UFMG, UFRRJ, UENF, UFMS, UEMS e UFRR. Também atua em redes de colaboração com a UERJ, a Fiocruz (ENSP e IFF), a Udesc e a Univali. No âmbito da gestão científica, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) desde 2012. Foi Editora Adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial de 2013 a 2017 e entre os anos de 2018 e 2021 foi Editora Chefe. Foi editora da Revista Espaço/INES (2015-21) e da Revista Interinstitucional Artes de Educar (2017-21). Também atuou como editora associada da Revista Brasileira de Educação (2018-19) e da Revista de Educação Especial da UFSM (2018-20). Desde 2016, integra a equipe editorial da seção em português da revista Education Policy Analysis Archives da Universidade do Arizona/EUA, da qual, desde 2019, é coordenadora. É consultora de mais de 20 revistas nacionais e internacionais, e de instituições de fomento como CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE. No período de 2009-19, integrou o comitê de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq/UFRRJ, e atuou como avaliadora do PIBIC da UERJ, UFCA, IFB, UDESC, PUC-RJ e UFSCar. É membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos da UFRRJ. É fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ. É fundadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, do qual é coordenadora desde 2019. Foi vice-diretora (2013-16) e diretora (janeiro a maio de 2017) do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, campus Nova Iguaçu/RJ. Coordena e participa de diversos projetos de extensão sobre formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial na Baixada Fluminense. Atualmente, integra a comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED. No período de 2015-2022 foi bolsista Jovem Cientista da FAPERJ e atualmente é Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Principais temas de pesquisa e orientação: Educação Especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação