Psicanalista. Habilitação em Direção de Pesquisa (HDR) na Université Paris Diderot (Paris VII), Pós-doutoramento na Université Pierre Marie Curie (ISIR)/ Groupe Hospitalier Pitié Salpêtrière (fevereiro/2013-fevereiro/2014), em Paris, com bolsa CAPES. Doutora (doutorado em regime de co-tutela) em Ciências Cognitivas – École des Hautes Études en Sciences Sociales e em Comunicação e Semiótica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Qualificada como Mestre de Conferência em Psicologia pelo Conselho Nacional Universitário da França. Atualmente, é professora na Universidade Federal de Minas Gerais, orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e orienta doutorado no Programa “Recherche en Médecine et Psychanalyse” da Université Paris Diderot (Paris VII). Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em estudos Linguísticos da UFMG. Co-coordenadora do Diplôme Universitaire “Le Psychique face à la naissance” da Université Paris Descartes”. Co-coordena o PREAUT Brasil, polo Minas Gerais. Pesquisa atualmente, as competências do bebê, a interação mãe-bebê, a aquisição de linguagem oral, e o autismo. É membro da comissão científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e da Revista Estilos da Clinica. Coordena a coleção de livros sobre bebês “Começos e tropeços na linguagem” da Editora Instituto Langage e é atualmente a editora responsável da revista Linguagem. Avaliadora de projetos de pesquisa da Universidad de Las Américas .Ecuador.