Seja bem vindo(a) ao 27º Congresso Nacional das APAES

Sobre o Congresso

Tema: Novos olhares para as pessoas com deficiência e famílias

Play Video

Desde o ano de 1962, a Apae Brasil promove, sempre em parceria com alguma Federação de estado e/ou Apae, o Congresso Nacional das Apaes, que tem por objetivo principal a divulgação de resultados de pesquisas acadêmicas e metodologias inovadoras para modernização das práticas profissionais nos serviços ofertados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além da troca de experiências entre profissionais, familiares e usuários.

O Congresso será realizado no período de 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, localizado na Rua Celso Piatti s/n- Jaraguá, Maceió, Alagoas.  Com um público estimado em 3.500 pessoas, que são mobilizados de todos os estados do Brasil, contando com gestores, técnicos e funcionários públicos das esferas municipais, estaduais e federais, além da dos representantes oficiais dos diferentes poderes, pessoas com deficiência e suas famílias, também se reúnem para discutir com a sociedade civil organizada os diversos temas de interesse das pessoas com deficiência no Brasil.

Este ano com o tema: “Novos olhares para as pessoas com deficiência e famílias”, o Congresso desperta para os avanços necessários na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e familiares, com vistas à sua inclusão proativa na sociedade, em nível de igualdade, como direito de todo cidadão. Aprofundando debates nos âmbitos educacional, de saúde, assistência social e trabalho, reafirma-se o papel da Rede Apae nesse protagonismo, em conformidade com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A submissão de trabalhos acadêmicos deve ser feita por este mesmo site. São três categorias: comunicação oral, pôster e amostra de vídeo. Os trabalhos submetidos devem estar adequados aos seguintes eixos temáticos:

O Congresso é porta de entrada de muitas práticas inovadoras de trabalho e pesquisa que se concretizaram como políticas públicas e outras tantas ações em benefício das pessoas com deficiência e suas famílias. O evento sempre esteve na vanguarda das ações de mobilização social e defesa de direitos, sendo o único na sua área temática a agregar mais de 4.000 pessoas, com mais de 200 trabalhos científicos apresentados e mais de 100 palestrantes confirmados, com um incomensurável impacto na sociedade brasileira de forma geral.

O congraçamento de organizações sociais representativas das pessoas com deficiência é cada vez mais uma exigência para o avanço da luta pela garantia de direitos, por mais que o objetivo principal do Congresso seja o de atualização das práticas institucionais, garantindo assim acesso a diversos programas e ofertas que contribuem e garantem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o evento também tem um caráter de mobilização social, agregando familiares e pessoas com deficiência, nos fóruns de família e de autogestão e autodefensoria. Nestes espaços são debatidos temas de interesse das famílias e das pessoas com deficiência, apontadas suas necessidades e estratégias para intervenção. Muitos dos encaminhamentos aprovados nesses espaços são aprovados como programas estruturantes, que se revertem em benefício da própria Rede.

A Apae Brasil fez uma parceria com a MEP Eventos e Turismo localizada em Maceió para oferta de pacotes turísticos promocionais, visando garantir que a participação no 27º Congresso Nacional das Apaes possibilite ao congressista conhecer as belas praias e passeis turísticos que a cidade de Maceió oferece. Entre em contato através do e-mail: turismo@mepeventos.com.br ou pelos telefones: (82) 3231-8238 / (82) 99999-2672.

Veja um pouco de como foi o 26º Congresso Nacional das APAES