Seja bem vindo(a) ao 27º Congresso Nacional das APAES

Programação

Selecione uma data para listar os eventos do dia.

Filtre por data
Abertura
Palestrante(s): Rossandro Klinjey, José Turozi
Sala: Pavilhão de Exposições
Data: 29 de novembro de 2023
Horário: 18h30 às 21h30

18h30 Abertura
19h30 Entrega do prêmio Stanislau Krynski e apresentação cultural
20h Palavra do Presidente Contextualizando a Rede Apae: Estatísticas e Perspectivas – Política de Atenção Integral Integrada
20h30 Palestra motivacional – Dr. Rossandro Klinjey

Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae: Gestão e sustentabilidade de entidades sem fins lucrativos.
Palestrante(s): Nailton Cazumbá
Sala: Teatro Gustavo Leite
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 12h
Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae:
Gestão e sustentabilidade de entidades sem fins lucrativos.

Ementa: Abordagens conceituais sobre o terceiro setor. Importância da gestão e da sustentabilidade das entidades sem finalidade de lucros para uma eficiente organização administrativa, jurídica, contábil e tributária. Atualização e capacitação de gestores para desempenhar suas funções, com vistas a alcançar a sustentabilidade, a transparência, o controle, a economicidade, a eficiência e a eficácia, que permitirão a capacitação de recursos, a sobrevivência e o crescimento das entidades.

Palestra: Abordagem Conceitual da Deficiência Intelectual e os Paradigmas de Apoio para a Educação. Colóquio com relato de experiências: Práticas Pedagógicas e o papel da educação na equipe multidisciplinar
Palestrante(s): Profa. Dra. Sabrina Fernandes de Castro, Profa. Dra. Iasmin Zanchi Boueri
Sala: Sala Ipioca
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Abordagem Conceitual da Deficiência Intelectual e os Paradigmas de Apoio para a Educação.

Ementa: Apresentação da atualização conceitual da deficiência intelectual e do desenvolvimento pela AAIDD (2021), identificação e indicação dos apoios personalizados para o funcionamento humano, o Sistema de Apoios; Modelo Multidimensional do Funcionamento Humano e avaliações validadas conforme os estudos referenciados

 

Das 9h45 às 12h
Colóquio com relato de experiências:
Práticas Pedagógicas e o papel da educação na equipe multidisciplinar

Ementa: o papel da educação e a equipe multidisciplinar com atuação interdisciplinar; inovação das práticas pedagógicas com ações e estratégias compatíveis com o acesso à aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual com base no conceito atualizado em 2021 pela AAIDD.

Palestra: Impacto das artes no processo de inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Relato de experiência: Experiência e expressão artística como forma de ser e estar no mundo: impactos para o desenvolvimento e participação social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Palestrante(s): Iara Simonetti Racy, Jorge Schneider
Sala: Sala Ponta Verde
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Impacto das artes no processo de inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Ementa: Aspectos constitutivos das artes para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Experiência e expressão artística como formas de ser e estar no mundo: impactos para o desenvolvimento e a participação social.

 

Das 9h45 às 12h
Relato de experiência:
Experiência e expressão artística como forma de ser e estar no mundo: impactos para o desenvolvimento e participação social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Ementa: apresentação e compartilhamento sobre experiências artísticas bem sucedidas e sua influência sobre o desenvolvimento e qualidade de vida de artista em situação de deficiência e sua família. Impacto na inclusão social.

Palestra: Apae como entidade de assessoramento, defesa e garantia de direitos. Colóquio: Apresentação e compartilhamento de cases de sucesso na Apae Brasil.
Palestrante(s): Marcia de Carvalho Rocha, Me. Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo, Leila Pizzato
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 1
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Apae como entidade de assessoramento, defesa e garantia de direitos.

Ementa: Assessoramento, defesa e garantia de direitos segundo a Resolução CNAS 27/2014 e nota técnica 10/2018: objetivos, trabalho essencial das atividades, indicadores, instrumentais para operacionalização e avaliação do ADGD. Ações promotoras de autogestão, autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência e sua família. Diferença entre garantia dos direitos sociais mediante participação social das pessoas com deficiência e suas famílias e direitos humanos civis garantidos mediante defesa jurídica das entidades.

 

Das 9h45 às 12h
Colóquio:
Apresentação e compartilhamento de cases de sucesso na Apae Brasil.

Ementa: discussão de cases de sucesso apontando desafios e oportunidades para as entidades ou ofertas da rede de assessoramento, defesa e garantia de direitos no Brasil.

Mesa Redonda: Gestão na prática - O papel dos entes federados
Palestrante(s): Mauro Eduardo Cardoso e Silva, Silvia Grecco, Anna Paula Feminella
Sala: Sala Pitanga
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 08h às 12h
Mesa Redonda:
Gestão na prática – O papel dos entes federados

Ementa: discussão sobre o questionamento levantado na palestra anterior: “Como traduzir e fazer com que possam estar mais próximos da realidade de cada território (principalmente municípios) e quais medidas podem ser tomadas para ajudar na efetiva implementação dos documentos elaborados – 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – considerando a capilaridade da Rede APAE?”

Palestra: Produção e naturalização de práticas capacitistas no mundo do trabalho. Mesa Redonda: Práticas de inclusão no mundo do trabalho.
Palestrante(s): Esp. Carlize Dias, Reni Cristina de Carvalho, Fernanda Monteiro Roman, Profa. Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 2
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Produção e naturalização de práticas capacitistas no mundo do trabalho.

Ementa: Problematizar narrativas biomédicas acerca da deficiência que têm historicamente produzido-a como uma condição que incapacita o sujeito para a vida em sociedade de forma “produtiva”. Tais narrativas constituem as relações sociais contemporâneas, resultando em processos de in/exclusão de sujeitos com deficiência no mundo do trabalho.

 

Das 9h45 às 12h
Mesa Redonda:
Práticas de inclusão no mundo do trabalho.

Ementa: Experiências práticas na inclusão no mercado formal de trabalho por meio das Apaes: metodologia utilizada, números de pessoas incluídas, tempo de permanência dos trabalhadores no emprego, número de empresas parceiras no processo de inclusão e outros aspectos relevantes.

Palestra: Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico e intervenção precoce. Mesa Redonda: Prevenção e intervenção no Transtorno do Espectro Autista.
Palestrante(s): Profa. Dra. Maria Elisa Granchi Fonseca, Profa. Dra. Maria de Fatima Minetto., Profa. Dra. Erika Maria Parlato-Oliveira, Dra. Rita Márcia Pacheco Lins
Sala: Sala Jatiúca
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico e intervenção precoce.

Ementa: Caracterização do Transtorno do Espectro Autista. Considerações atuais sobre diagnóstico e intervenção, com foco nas inovações adotadas na fase inicial do desenvolvimento infantil

 

Das 9h45 às 12h
Mesa Redonda:
Prevenção e intervenção no Transtorno do Espectro Autista.

Ementa: Avanços, práticas e reflexões sobre possibilidades preventivas e interventivas no Transtorno do Espectro Autista no curso da vida.

Oficina: Práticas Pedagógicas baseadas em evidência
Palestrante(s): Ma. Elisiane Perufo Alles
Sala: Sala Mangaba
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 à 12h
Oficina:
Práticas Pedagógicas baseadas em evidência

Ementa: Apresentação dos estudos da abordagem integrativa da deficiência e sua estruturação holística e as perspectivas teóricas sobre a deficiência intelectual: práticas baseadas em evidência, padrões de julgamento clínico, o funcionamento humano e a visão compartilhada de resultados.

Oficina: O desafio do Desenho Universal para a aprendizagem e a Adaptação Curricular
Palestrante(s): Ma. Regina Andréa Fernandes Bonfim
Sala: Sala Tamarindo
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 à 12h
Oficina:
O desafio do Desenho Universal para a aprendizagem e a Adaptação Curricular

Ementa: O processo curricular e a acessibilidade curricular e tecnológica, os apoios e suportes para dar condições de os alunos com deficiência acessarem o conhecimento e participação efetiva nas atividades escolares e culturais da vida educacional. Adaptação curricular e a relação com o Desenho Universal na aprendizagem.

Palestra: Identificação e intervenção precoce
Palestrante(s): Denise Leão Suguitani, Dra. Eliane Pereira dos Santos
Sala: Sala Pajuçara
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 9h30

Das 8h30 à 9h30
Palestra:
Identificação e intervenção precoce

Ementa: A identificação precoce das alterações no desenvolvimento da criança e/ou dos indicadores de risco, sejam elas orgânicas e/ou ambientais, possibilita uma intervenção oportuna (Pedromônico, 2003) e, de acordo com a Política Nacional de Prevenção de Deficiências (Brasil, 1992), o objetivo seria encontrar o momento ideal para a intervenção; na legislação, prevenir implica em realizar ações que impeçam a ocorrência de fatos ou fenômenos prejudiciais à vida, à saúde e, caso ocorram, evitar a progressão de seus efeitos. Assim, quanto mais ações preventivas, menores as alterações no desenvolvimento natural, e as chances de risco biopsicossocial para a criança.

 

Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae: Palestra I Empreendedorismo Social e Projetos de Impacto. Palestra II Prestação de Serviços como fonte de captação de recursos. Palestra III Captação de Recursos por meio de Emendas Parlamentares 2024 – Assistência Social e Saúde.
Palestrante(s): Dra. Mírian Cleidiane Queiroz Cunha
Sala: Teatro Gustavo Leite
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 17h

Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae

Palestra I Empreendedorismo Social e Projetos de Impacto.

Ementa: Conceito e definições de Empreendedorismo Social.  Já pensou em transformar sua causa social em negócio transformadores e com propósito? Criação de valores sociais por meio de inovação e a força dos recursos financeiros. Abordagens sobre a atualidade e características das Organizações Sociais Empreendedoras: time orientado, descentralização do conhecimento, foco de atuação, centro de competências, viabilidade financeira e nicho definido.

Planejamento de projetos de impacto, com alta escala, custo baixo e resultados significativos, abordagem estratégica e operacional. Elementos dos projetos de impacto: inovação, realizável, viável financeiramente, envolvimento do público alvo e de outros segmentos da sociedade, que gerem impacto social e seja mensurável. Institucionalização, multiplicação, rede de atendimento e criação de políticas públicas.

 

Palestra II Prestação de Serviços como fonte de captação de recursos

Ementa: Abordagem legal dos requisitos para Certificação CEBAS – Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social, nos termos da Lei Complementar 187/2021. A importância da estruturação dos serviços da entidade em processos e projetos. Organização dos Serviços da Rede Apae Assistência Social, Saúde, Educação e Inclusão no Mundo do Trabalho em processos e projetos.  Conceituação de gerenciamento de projetos: apresentação de metodologias que podem ser aplicadas no gerenciamento de projetos da Rede Apae.

Palestra III Captação de Recursos por meio de Emendas Parlamentares 2024 – Assistência Social e Saúde.

Ementa: Apresentação de técnicas que ajudam os profissionais da Rede Apae a identificar, captar, formalizar e executar emendas parlamentares. Trocas de experiências, abordagem de novas regras na Lei Orçamentária Anual para Terceiro Setor.

Palestra: Política Públicas e Diretrizes Educacionais para PCD. Colóquio: A educação Escolar e o Atendimento Educacional Especializado na Rede Apae.
Palestrante(s): Suely Melo de Castro Menezes, Claudia Moura, Flávia Catanante, Ma. Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos
Sala: Sala Ipioca
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra:
Política Públicas e Diretrizes Educacionais para PCD

Ementa: Perspectivas político-normativas para a educação dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e com altas habilidades ou superdotação.

Das 15h15 às 18h
Colóquio: A educação Escolar e o Atendimento Educacional Especializado na Rede Apae.

Ementa: Relato de experiências das unidades educacionais da Rede Apae dos estados do Paraná, Espírito Santo e São Paulo, evidenciando metodologia, prática e estratégia pedagógica e seus respectivos fundamentos científicos na educação escolar e no atendimento educacional especializado.

Mesa Redonda: Competências e Alfabetização Digital na sociedade da informação e do conhecimento.
Palestrante(s): Profa. Dra. Ketilin Mayra Pedro,
Sala: Sala Tamarindo
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 18h
Mesa Redonda:
Competências e Alfabetização Digital na sociedade da informação e do conhecimento.

Ementa: O processo de ensino-aprendizagem sofre o impacto dos avanços tecnológicos dos últimos anos e do grande número de informações às quais estamos expostos. Assim, a oficina abordará o uso das tecnologias digitais no contexto educacional, serão apresentados recursos e estratégias que podem ser aplicados com diferentes públicos da educação especial.

 

Palestra: O protagonismo da pessoa com deficiência intelectual nos diferentes ciclos de vida e sua família. Colóquio: Autogestão e Autodefensoria, Família e Controle social e a pessoa com deficiência: uma experiência.
Palestrante(s): Tâmara Tamires Soares Silva, Solange Bueno, Norma Carvalho, Dr. Adinilson Marins dos Santos, Joseane Toebe
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 2
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra:
O protagonismo da pessoa com deficiência intelectual nos diferentes ciclos de vida e sua família.

Ementa: Reflexões e expectativas do usuário das organizações da sociedade civil sobre ofertas da assistência social. Mecanismos que possibilitam sua participação no planejamento, execução e avaliação das ofertas socioassistenciais, metodologias e práticas nos serviços socioassistenciais que fomentam o protagonismo dos usuários na busca da defesa e garantia de seus direitos. Conceitos de empoderamento, autonomia, autogestão e protagonismo da pessoa com deficiência e sua família no curso da vida.

 

Das 15h15 às 18h
Colóquio:
Autogestão e Autodefensoria, Família e Controle social e a pessoa com deficiência: uma experiência.

Ementa: Desenvolvimento da autogestão, autonomia e protagonismo dos usuários da rede APAE: conceitos e metodologias; apresentação de cases de sucesso. Diferentes aspectos do protagonismo: participação em conselhos, ocupação dos espaços de controle social. Transversalidade das políticas públicas em favor da inclusão das pessoas com deficiência e exercício da cidadania. Caracterização dos usuários, trabalhadores, entidades (gestores e voluntários), atores do controle social, baseados nas Resoluções CNAS 06/2015; 11/2015; 14/2015 e Decreto 6.308/1007.

Mesa Redonda: Relações Institucionais e Federalismo
Palestrante(s): Dra. Maria Aparecida Gugel, Dra. Carolina Soares C. Lucena de Castro, Sergio Caribé
Sala: Sala Pitanga
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 18h
Mesa Redonda:
Relações Institucionais e Federalismo.

Ementa: Como pensar as políticas públicas para pessoa com deficiência, considerando as entidades da sociedade civil nos processos de decisão efetiva na elaboração, implementação e monitoramento dos recursos e investimentos?

Palestra: Organização das ofertas socioassistenciais na Rede Apae: atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias. Colóquio: Assistência social: Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoa com deficiência e suas famílias na Rede Apae.
Palestrante(s): Dr. Wederson Rufino dos Santos, Marcia de Carvalho Rocha, Deusina Lopes da Cruz
Sala: Sala Jatiúca
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra:
Organização das ofertas socioassistenciais na Rede Apae: atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias.

Ementa: Oferta de atendimentos socioassistenciais na Rede APAE: modelo assistencial e sua apropriação no Brasil, destacando as mudanças com a Constituição de 1988, LOAS, PNAS e SUAS. Contextualização do Movimento Apaeno nessa trajetória: finalidades estatutárias na atualidade, reflexão sobre as ofertas socioassistenciais de atendimento para as pessoas com deficiência na rede Apae, pautados nas Resoluções CNAS 27/2011; 33/2011; 34/2011; 109/2009.

Das 15h15 às 18h
Colóquio:
Assistência social: Serviço de Proteção Social  Especial de Média Complexidade para pessoa com deficiência e suas famílias na Rede Apae.

Ementa: Caracterização das oferta de atendimento na unidade de referência e/ou Centro dia: público-alvo; atividades, estratégias e metodologias do serviço; resultados esperados; dependência e desproteções – cuidados no SUAS; recursos financeiros materiais e humanos; avaliação da situação de dependência, cofinanciamento. Ações que promovem a autogestão, autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência e sua família: tecnologias assistivas e ajudas técnicas. Eliminação de barreiras necessárias à execução do serviço de Proteção Social de Média Complexidade para a pessoa com deficiência e suas famílias

Palestra: A metodologia de Emprego Apoiado. Relato de experiências: Justiça acessível e inclusiva. Políticas públicas: ação democrática na atenção à pluralidade. Arcos Dorados (Mc Donald's) e a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional.
Palestrante(s): Prof. Dr. Oswaldo Ferreira Barbosa Junior, Déa Marisa Brandão Cubel Yule,
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 1
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra:
A metodologia de Emprego Apoiado

Ementa: Metodologia de emprego apoiado com foco na sua importância para alavancar o processo de inclusão no mercado de trabalho das PcD e nas etapas da metodologia.

 

Das 15h15 às 18h
Relato de experiências:

Justiça acessível e inclusiva. Políticas públicas: ação democrática na atenção à pluralidade.

Arcos Dorados (Mc Donald’s) e a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional.

Ementa: Análise dos conflitos pelo Judiciário sob a perspectiva macro, visando a organização mais adequada do sistema de justiça e adoção de mecanismos de solução adequada de conflitos, através de serviços que possibilitem o exercício de cidadania e a dignidade da pessoa humana. Abordagem das políticas públicas para uma Justiça Inclusiva e Acessível. Análise da diversidade como característica essencial para um ambiente de trabalho democrático, plural e saudável.

Mesa redonda: Inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no ensino superior.
Palestrante(s): Profa. Dra. Annie Gomes Redig, Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch, Profa. Dra. Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca, Elizabeth Regina Nunes Guedes
Sala: Sala Mangaba
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 17h

Das 14h às 17h
Mesa redonda:
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no ensino superior.

Ementa: Inclusão de estudantes com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista na Educação Superior: importância dos suportes e da acessibilidade em suas diferentes dimensões para propiciar a participação, aprendizagem e sucesso acadêmico nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade

Oficina: Capacitação em Avaliação Física – Projeto Apae Qualidade de Vida e Saúde.
Palestrante(s): Prof. Esp. Roberto Antônio Soares, Prof. Rodrigo Pedroso Bergamo, Dr. Fabio Bertapelli
Sala: Sala Ponta Verde
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 17h

Das 14h às 17h
Oficina:
Capacitação em Avaliação Física – Projeto Apae Qualidade de Vida e Saúde.

Ementa: Filosofia do Conselho Nacional de Educação Física (CONFEF) para promoção, preservação da saúde e conquista de qualidade de vida. Código de ética dos profissionais de Educação Física (capítulo III, art. 6º, item IV, das responsabilidades e deveres). Informações básicas de saúde para planejar, organizar e prescrever atividades físicas e esportivas com segurança. Tópicos a serem desenvolvidos na Oficina:
⁃ Dinâmica de Grupo.
⁃ Retrospectiva de 50 anos da Educação Física na rede Apae Brasil.
⁃ Mudança de conceito sobre a Deficiência.
⁃ Projeto Apae Qualidade de Vida e Saúde.
⁃ Visibilidade; padronização; objeto de pesquisa científica.
⁃ Medidas e Avaliação: proposta, objetivos, ficha de avaliação e anamnese, manual técnico, capacitação, software.

Palestra: Qualidade de vida de famílias integrada por filho(s) com deficiência intelectual. Palestra: Investigação Genético-Clínica nos Transtornos do Desenvolvimento. Palestra: Causas da Deficiência Intelectual no Brasil ou Aconselhamento Genético.
Palestrante(s): Profa. Dra. Débora Gusmão Melo, , Dr. Lucelmo Lacerda de Brito, Dra. Larissa Athayde Costa
Sala: Sala Pajuçara
Data: 30 de novembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h15
Palestra:
Qualidade de vida de famílias integrada por filho(s) com deficiência intelectual

Ementa: Realidades, vivências e desafios experimentados por membro(s) com deficiência intelectual nas relações familiares. Recursos para perspectivas proativas e resilientes.

Das 15h30 às 16h45
Palestra:
Investigação Genético-Clínica nos Transtornos do Desenvolvimento.

Ementa: Nas últimas décadas, o acúmulo crescente de conhecimento oriundo das pesquisas sobre os aspectos genéticos e moleculares dos transtornos, assim como o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico molecular, tem mudado este cenário de forma substancial. Atualmente, estima-se que, por meio de testes moleculares, é possível detectar uma alteração genética potencialmente causal. Considerando-se também a avaliação clínica, a história pré-natal e a investigação de outros aspectos fisiológicos, pode-se atribuir uma etiologia para muitos casos investigados. Assim, em vista do conhecimento atual sobre a arquitetura genética e o aconselhamento genético cada vez mais preciso, e dos potenciais benefícios que a investigação etiológica pode trazer aos pacientes e familiares, tornam-se cada vez mais importantes os testes genéticos moleculares. Apresentamos aqui uma breve discussão sobre a visão atual da arquitetura genética dos transtornos do desenvolvimento, listando as principais alterações genéticas associadas, os testes moleculares disponíveis e os principais aspectos a se considerar para o aconselhamento genético destas famílias.

 

Das 17h às 18h
Palestra:
Causas da Deficiência Intelectual no Brasil ou Aconselhamento Genético.

Ementa: A deficiência intelectual é uma queixa frequente em ambulatórios de genética, falar sobre as causas genéticas de deficiência intelectual, e sobre os exames complementares solicitados frente a uma criança com suspeita de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e/ou deficiência intelectual é um desafio necessário. Apresentamos aqui uma breve discussão sobre a avaliação genético-clínica, avaliação genético-clínica composta de uma consulta médica bem detalhada, realização do heredograma (ou arvore genealógica), o exame físico e os exames complementares e a importância do aconselhamento genético.

 

 

Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae: Como potencializar a captação de recursos através do CRM, PNL e BI, CRM. Customer Relationship Management (Ferramentas de relacionamento); PNL – Programação Neurolinguística (Ferramentas de Comunicação Persuasiva); BI - Business Intelligence (Ferramentas de Inteligência)
Palestrante(s): Lígia Serafim, Carlos Samarone
Sala: Teatro Gustavo Leite
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 12h
Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae:
Como potencializar a captação de recursos através do CRM, PNL e BI, CRM. Customer Relationship Management (Ferramentas de relacionamento); PNL – Programação Neurolinguística (Ferramentas de Comunicação Persuasiva); BI – Business Intelligence (Ferramentas de Inteligência)

Ementa: Em tempos que cada vez se atende menos ligações, que a comunicação digital força substituir as relações humanas e os impactos da economia desafiam o cenário da captação, é preciso conectar a comunicação estratégica e emocional, com a forma de se relacionar com o potencial doador, aproveitando oportunidades mais assertivas em meio ao universo de dados.

Metodologia: Em nossa palestra apresentaremos técnicas e ferramentas sobre os temas propostos aplicados a captação de doações, com cases reais, práticos, demonstrando o poder de transformação de resultados quantitativos, no que se refere a conversão de índices de produtividade e impacto na gestão de pessoas envolvidas no processo de captação.

Palestra: Cognição e Desenvolvimento, e as novas formas de pensar a educação para pessoas com autismo. Colóquio: Transtorno do Espectro Autista e as diferentes leituras no Processo de Aprendizagem
Palestrante(s): Esp. Ieda Edva de Oliveira Couras Amaro, Profa. Dra. Mara Monteiro da Cruz, Profa. Dra. Viviane de Leon,
Sala: Sala Ipioca
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Cognição e Desenvolvimento, e as novas formas de pensar a educação para pessoas com autismo

Ementa: O acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de pessoas com autismo, baseado em práticas, estratégias, ações educacionais e metodologias aplicadas.

 

Das 9h45 às 12h
Colóquio:
Transtorno do Espectro Autista e as diferentes leituras no Processo de Aprendizagem

Ementa: Apresentação dos diferentes estudos, experiências, conquistas e resultados na vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o acesso à aprendizagem; Identificação, eliminação de barreiras e o uso de recursos, tecnologias, ações e estratégias educacionais. Divergências ou convergências nas diferentes formas de pensar sobre a temática.

Palestra: Impedimentos neurológicos: fatores de risco e proteção primária, secundária e terciária. Mesa redonda: Evidências terapêuticas nas intervenções das deficiências Neurológicas.
Palestrante(s): Profa. Dra. Simone Ap. Lopes-Herrera, Dr. Flávio Rodrigues de Santana, Dra. Aída Teresa dos Santos Brito, Izabel de Melo Pereira Martins Bilibio
Sala: Sala Jatiúca
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8:30h às 9:30h
Palestra:
Impedimentos neurológicos: fatores de risco e proteção primária, secundária e terciária.

Ementa: A história da saúde mundial teve sua evolução marcada por inúmeras transformações conceituais, políticas, sociais, econômicas e culturais. No Brasil não foi diferente, várias lutas foram traçadas por movimentos idealistas até iniciar a construção da saúde coletiva, fruto da necessidade de uma remodelagem dos conhecimentos e práticas que integram o valor fundamental da condição humana estabelecendo a saúde como direito universal. Assim, a compreensão das doenças neurológicas, seu impacto na vida do humano e quais os fatores de risco e proteção para além da promoção de saúde, melhorar a qualidade de vida dos pacientes neurológico e seus familiares.

 

Das 9h45 às 12h
Mesa redonda:
Evidências terapêuticas nas intervenções das deficiências Neurológicas.

Ementa: A importância da transdisciplinaridade, como um campo particular de saberes que traz a integração das disciplinas na área da saúde coletiva. Discutir as deficiências de maneira detalhada, trazendo as práticas terapêuticas em evidência no cenário Brasileiro estabelendo os tipos de tratamento, o trabalho aborda também a influência das deficiências no contexto familiar.

Palestra: Síndrome de Down no curso da vida: desenvolvimento, cognição e linguagem. Colóquio: Concepções de deficiência intelectual: abordagens epistemológicas e teórico-metodológicas.
Palestrante(s): Profa. Dra. Maria de Fatima Minetto., Profa. Dra. Maria Amélia Almeida
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 2
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8:30h às 9:30h
Palestra:
Síndrome de Down no curso da vida: desenvolvimento, cognição e linguagem.

Ementa: Relato de pesquisa longitudinal realizada pela palestrante e outros estudos que vem realizando para a compreensão da Síndrome, focalizando o desenvolvimento da pessoa, seus processos cognitivos e comunicacionais.

Das 9h45 às 12h
Colóquio:
Concepções de deficiência intelectual: abordagens epistemológicas e teórico-metodológicas.

Ementa: Reflexões sobre a abordagem socioambiental da deficiência intelectual e seu impacto sobre a constituição do sujeito, suas relações e participação social.  Parte prática: Escala SIS-Adulto – estágio da validação brasileira.

Palestra: Entendendo as Políticas Públicas. Mesa Redonda: Perspectivas nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.
Palestrante(s): Dr. Edgilson Tavares De Araújo, Suely Melo de Castro Menezes, Prof. Dr. Jorge Amaro de Souza Borges, Kleber Rangel Silva
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 1
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8:30h às 9:30h
Palestra:
Entendendo as Políticas Públicas

Ementa: Constituição de 1988 e implicações na agenda das políticas públicas brasileiras: transformações na sua forma de concepção, avaliação, planejamento e implementação. A política da pessoa com deficiência tem como referência os princípios da acessibilidade e do desenho universal e o caráter polissêmico mediado pela transversalidade. Estado da Arte dessa política, processos de evolução a partir de 1988 e investimentos públicos nos últimos 30 anos. Diante disso, questiona-se: quais são as medidas pensadas pelo Estado Brasileiro nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, sobretudo, considerando a relação Estado-Sociedade-Civil?

Das 9h45 às 12h
Mesa Redonda:
Perspectivas nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.

Ementa: debate sobre a questão posta na palestra anterior: Quais são as medidas pensadas pelo Estado Brasileiro nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, sobretudo, considerando a relação Estado-Sociedade-Civil?

Palestra: Pessoa com deficiência e Trabalho: estudos sobre a dinâmica populacional e o comportamento do mercado de trabalho formal no estado de São Paulo. Relato de experiências: inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho utilizando a metodologia do Emprego Apoiado
Palestrante(s): Esp. Nilse Passarini, Mariéllen Barreto Villas Boas, Ma. Guirlanda Maria Maia de Castro Benevides, Aniele Novaes, Franciene Cristina da Silva
Sala: Sala Mangaba
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra:
Pessoa com deficiência e Trabalho: estudos sobre a dinâmica populacional e o comportamento do mercado de trabalho formal no estado de São Paulo

Ementa: Análise do processo de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal no estado de São Paulo, considerando três pilares: a estimativa da população com deficiência; evidências sobre a aplicação da Lei de Cotas; o comportamento dos vínculos formais de emprego, destacando as características individuais dos trabalhadores (sexo, faixa etária, tipo de deficiência, cor/raça, escolaridade), bem como as características laborais, que englobam os setores de atividade, as categorias ocupacionais e a remuneração.

Das 15h15 às 18h
Relato de experiências:
inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho utilizando a metodologia do Emprego Apoiado

Ementa: experiência de sucesso de trabalhadores com deficiência e seus empregadores através do apoio das Apaes.

 

Palestra: Como a tecnologia ajuda a melhorar o atendimento aos colaboradores e aumentar a captação sustentável de novas doações. Oficina: Apae Saúde, negociando com o SUS: perspectivas nacionais, regionais e novas possibilidades de prestação de serviços em saúde superavitários
Palestrante(s): Prof. Dr. Ramon Moraes Penha, , Bruno Prodocimo
Sala: Sala Mangaba
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8:30h às 9:30h
Palestra:
Como a tecnologia ajuda a melhorar o atendimento aos colaboradores e aumentar a captação sustentável de novas doações.

Ementa: Como a tecnologia no atendimento ajuda instituições sem fins lucrativos a melhorar a sua comunicação e engajamento com os seus beneficiários. Através do uso de ferramentas de atendimento automatizadas, como chatbots e integrações com as mídias sociais, as instituições podem oferecer respostas rápidas e personalizadas aos seus solicitantes de informações e doadores, aumentando a satisfação e a eficiência de uma forma geral. Além disso, a integração com as mídias sociais permite que as instituições divulguem suas campanhas e captem doações diretamente através dessas plataformas, aumentando a sua visibilidade, volume e alcance.

Das 9h45 às 12h
Oficina:
Apae Saúde, negociando com o SUS: perspectivas nacionais, regionais e novas possibilidades de prestação de serviços em saúde superavitários

Mesa Redonda: ABA E/OU TEACCH: possibilidades de uso na educação?
Palestrante(s): Profa. Dra. Maria Elisa Granchi Fonseca, Dr. Lucelmo Lacerda de Brito
Sala: Sala Ponta Verde
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 9h45 às 12h

Mesa Redonda: ABA E/OU TEACCH: possibilidades de uso na educação?

Ementa: ABA e/ou TEACH, a identificação e indicação dos métodos mais adequados para o uso na educação, resultados e as práticas pedagógicas relacionadas; o papel docente e da equipe multiprofissional.

Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae: Educação inclusiva no contexto da convenção de Nova Iorque
Palestrante(s): Dr. Fernando Gaburri
Sala: Teatro Gustavo Leite
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 17h

Das 14h às 17h
Minicurso de Formação para gestores da Rede Apae: Educação inclusiva no contexto da convenção de Nova Iorque

Ementa: 1. Pessoa com deficiência: histórico da eliminação à inclusão; a segregação, o modelo médico e o modelo biopsicossocial. 2. Modelo constitucional da educação inclusiva: o direito à educação na Constituição Federal e na Convenção de Nova Iorque; ensino regular e atendimento especializado; questões envolvendo a LBI. 3. O acompanhamento educacional especializado da Lei 12.764/2012: autismo como deficiência intelectual; a questão do acompanhamento individualizado; a formação do profissional que presta o acompanhamento especializado; o Poder público, as questões orçamentárias e a reserva do possível; entendimento jurisprudencial.

Mesa redonda: Atividades Esportivas promovidas pela Rede Apae Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ministério da Defesa (MD), Fundação Special Olympics Brasil (FSOB), Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais (CBDI). ABJI Associação Brasileira de Judô Inclusivo
Palestrante(s): Felipe Vasconcelos, Thomas L Goman, Edson Luiz Martinussi, David Farias Costa, Tenente-Coronel Davi Augusto Pavelec Antônio, 2º Ten Chailliny Rosy Candido de Almeida, Prof. Esp. Roberto Antônio Soares
Sala: Sala Ponta Verde
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 17h30

Das 14h às 17h30
Mesa redonda:
Atividades Esportivas promovidas pela Rede Apae Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ministério da Defesa (MD), Fundação Special Olympics Brasil (FSOB), Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais (CBDI). ABJI Associação Brasileira de Judô Inclusivo

Ementa: Fortalecimento de ações conjuntas interinstitucionais: Fundação Special Olympics Brasil (FSOB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais (CBDI), Associação Nacional de Desporto para Deficientes, Ministério da Defesa (MD). Importância dessas organizações para o paradesporto no Brasil. Os seguintes tópicos serão desenvolvidos:
⁃ Identidade Institucional.
⁃ Situações de deficiência.
⁃ Modalidades Esportivas.
⁃ Parcerias.
⁃ Capacitações/ Treinamentos.
⁃ Calendários.
⁃ Competições: local; regional; estadual; nacional e internacional

Palestra: Inclusão social por meio do esporte. Colóquio: Desenvolvendo resiliência pessoal e familiar na situação de deficiência.
Palestrante(s): Celiane Ferreira Secunho, Jose Agtonio Guedes Dantas, Patrícia Neves Raposo
Sala: Sala Pajuçara
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 8h30 às 12h

Das 8h30 às 9h30
Palestra:
Inclusão social por meio do esporte

Ementa: O esporte atualmente tem se constituído como uma das principais estratégias de interações sociais entre os jovens num mundo digital onde as telas têm ocupado boa parte do tempo livre dos nossos jovens. A necessidade do corpo se movimentar é inerente ao ser humano e os esportes se constituem como necessário para aumentar a qualidade de vida e inclusão social. Quando trazemos para o debate os grupos de deficiências com alto nível de comprometimento o Paradesporto aparece como estratégia fundamental para oportunizar interações onde as potencialidades são exploradas despertando na sociedade em geral o conceito de inclusão plena.

Das 9h45 às 12h
Colóquio:
Desenvolvendo resiliência pessoal e familiar na situação de deficiência.

Ementa: Fundamentos do conceito de resiliência e sua a aplicação ao contexto familiar. Vivência do processo.

 

 

Palestra: A internet como recurso para as práticas de Saúde e Educação nas Apaes. Colóquio: Ética, Segurança e Habilidades na prática da Telessaúde e Teleducação.
Palestrante(s): Eduardo Ferreira de Souza, Tais Pires Terra Araújo, Profa. Dra. Mara Monteiro da Cruz
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 1
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra:
A internet como recurso para as práticas de Saúde e Educação nas Apaes

Ementa: Esta palestra destaca como a internet pode ser uma ferramenta poderosa para aprimorar práticas de saúde e educação nas Apaes. Abordaremos estratégias de utilização da web para promover inclusão, compartilhar recursos educacionais, e facilitar o acesso a informações relevantes na promoção do bem-estar. Uma reflexão sobre o papel transformador da tecnologia no suporte às atividades das Apaes.

Das 15h15 às 18h
Colóquio:
Ética, Segurança e Habilidades na prática da Telessaúde e Teleducação

Ementa: Abordaremos as habilidades essenciais necessárias para profissionais engajados em telessaúde e teleducação, explorando os impactos éticos das tecnologias emergentes. Uma oportunidade para discutir estratégias de garantia da qualidade, proteção de dados e promoção de práticas éticas em um ambiente digital dinâmico.

Palestra: Ofertas socioassistenciais :Credenciamento das Entidades no SUAS, inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). Oficina: Processo de CEBAS,regulamentações e Plataforma digital.
Palestrante(s): Elisa Adelline Tavares de Oliveira
Sala: Sala Ipioca
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 17h30

Das 14h às 15h
Palestra: 
Ofertas socioassistenciais :Credenciamento das Entidades no SUAS, inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS)

Ementa: Abordagem detalhada dos níveis de pertencimento das entidades ao SUAS. Reflexões sobre as orientações e procedimentos das entidades e dos conselhos sobre a Inscrição no CAS e Cadastro no CNEAS, pautados nas Resolução CNAS 14/2014. Considerações sobre o CEBAS.

Das 15h15 às 17h30
Oficina:
Processo de CEBAS,regulamentações e Plataforma digital.

Ementa:

Procedimentos do processo de Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social-CEBAS. Os seguintes tópicos serão desenvolvidos:

  • Conceito de CEBAS e sua finalidade.
  • Solicitação do CEBAS Assistência Social.
  • Requisitos e documentos necessários à obtenção da certificação. Esclarecimento às entidades de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, no campo da assistência social, mesmo atuando   em outra área certificável – saúde e/ou educação.
  • Processos de deferimento, indeferimento, cancelamento.
  • Fluxo, procedimentos da entidade para a Certificação na Plataforma e modelos de documentos.

 

 

Mesa Redonda: Sexualidade e a pessoa com deficiência. Mesa Redonda: Perspectivas inovadoras na área da saúde em reabilitação da pessoa com deficiência.
Palestrante(s): Profa. Ma. Maria Fabiana de Lima Santos Lisboa, Lucas Sampaio, Laura Simões, , Profa. Dra. Eloisa Tudella
Sala: Auditório Virgínio Loureiro 2
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Mesa Redonda:
Sexualidade e a pessoa com deficiência

Ementa: Refletir sobre a questão da identidade e autonomia do corpo nos tempos atuais, tendo como meta ampliar espaços de movimento numa perspectiva do desenvolvimento humano. Reconhecer a sexualidade como um fenômeno complexo na história, sua construção social em termos de conceitos e preconceitos, os direitos das pessoas com necessidades especiais e deficiências, suas famílias e a relação com a legislação. Promover uma reflexão sobre saúde sexual. Compreender as formas diferentes de pensar e viver a sexualidade.

Das 15h15 às 18h
Mesa Redonda: Perspectivas inovadoras na área da saúde em reabilitação da pessoa com deficiência.

Ementa: Abordará perspectivas inovadoras na área da saúde voltadas para a reabilitação de pessoas com deficiência. Serão discutidos avanços tecnológicos, abordagens multidisciplinares, políticas públicas e a importância da inclusão social, promovendo um diálogo enriquecedor sobre o futuro da reabilitação e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Palestra: O cenário atual da reabilitação das pessoas com deficiência com o surgimento dos centros de reabilitação física e intelectual – CERs. Roda de conversa: Formação e articulação dos programas de atendimento multidisciplinar por deficiência: Uma experiência exitosa da Apae de Maceió.
Palestrante(s): Profa. Ma. Maria Fabiana de Lima Santos Lisboa, Dr. Tiago Lima Santos, Taíse de Almeida Moura Albuquerque Cavalcante
Sala: Sala Jatiúca
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 15h
Palestra: O cenário atual da reabilitação das pessoas com deficiência com o surgimento dos centros de reabilitação física e intelectual – CERs.

Ementa: Exploração do panorama atual da reabilitação de pessoas com deficiência, destacando o papel e impacto dos Centros de Reabilitação Física e Intelectual (CERs) na promoção da inclusão e qualidade de vida

Das 15h15h às 18h
Roda de conversa: Formação e articulação dos programas de atendimento multidisciplinar por deficiência: Uma experiência exitosa da Apae de Maceió.

Ementa: Exploração da formação e integração de programas multidisciplinares para atender pessoas com deficiência, com base na bem-sucedida experiência da Apae de Maceió.

Simpósio: Tecnologias para inclusão
Palestrante(s): Prof. Dr. Fernando Augusto Ramos Pontes, Profa. Dra. Simone Souza da Costa Silva, Prof. Dr. Ronaldo de Freitas Zampolo, Profa. Ma. Kelly Vale Pinheiro
Sala: Sala Pajuçara
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 18h

Das 14h às 18h
Simpósio: Tecnologias para inclusão

Ementa: Há várias tecnologias para fins de promover a inclusão de pessoas com diferentes habilidades e necessidades, como por exemplo as aplicações de realidade virtual, e aumentada, a acessibilidade Digital e Design Universal e propriamente dito os usos de redes sociais. Neste simpósio será dada uma ênfase nas redes sociais, seus efeitos colaterais e serão discutidos avanços recentes e abordagens inovadoras para melhorar a acessibilidade e a participação de todos. Ao final será apresentado o aplicativo Dmóvel como uma ferramenta de deslocamento e de formação de redes de pessoas com deficiência.

Minicurso: As dialéticas do trabalho socioassistencial com famílias: o que e como avançar
Palestrante(s): Dr. Wederson Rufino dos Santos
Sala: Sala Tamarindo
Data: 1 de dezembro de 2023
Horário: Das 14h às 17h30

Das 14h às 17h30
Minicurso:
As dialéticas do trabalho socioassistencial com famílias: o que e como avançar

Ementa: Este minicurso propõe uma análise aprofundada das complexidades do trabalho socioassistencial com famílias, destacando as dialéticas inerentes a essa prática. Abordaremos teorias e metodologias que buscam compreender as dinâmicas familiares, promovendo reflexões sobre desafios e possíveis avanços.